Ícone do WhatsApp
17 de agosto, 2022

5 passos do implante dentário

O implante dentário é a melhor opção para quem perdeu um ou mais dentes. Além de trazer mais conforto ao comer, falar e sorrir, ele também traz mais confiança e melhora a autoestima dos pacientes ao garantir um sorriso estético e qualidade de vida.

O implante pode ser realizado através de uma única cirurgia, e para que tudo corra bem, os cuidados pré e pós-operatório são essenciais. Mas o pré-operatório não é somente no dia da cirurgia! Dá uma olhada no texto preparado pelo Dr Danilo de Menezes Cavalcanti explicando o passo a passo de um implante dentário.

1. Anamnese: conjunto de informações clínicas, exames de imagem, exames laboratoriais e histórico clínico do paciente.

Nesta fase de consulta inicial, será necessário passar por algumas avaliações com o cirurgião dentista para entender se você já está qualificado para realizar um Implante Dentário em João Pessoa, ou se será necessário fazer alguns procedimentos antes para preparar a boca para receber a prótese fixa.

Também serão feitos alguns exames mais específicos para seu caso e análises do histórico médico e odontológico.

O profissional pode pedir para que o paciente faça algumas radiografias e moldes da boca, e uma tomografia computadorizada da região bucal. Com isso, o cirurgião-dentista pode verificar a disponibilidade óssea na maxila e na mandíbula para analisar se há necessidade de enxerto ósseo.

Pela tomografia também é possível visualizar algumas estruturas, como os seios da face e a localização do nervo alveolar inferior ali presente e que devem ser evitados durante a cirurgia de implante dentário. Esse exame é muito importante, para o planejamento de um procedimento seguro.

2. Enxerto ósseo no Implante Dentário

Mencionamos anteriormente sobre descobrir, por meio da tomografia computadorizada, se existe estrutura óssea suficiente para sustentar o implante dentário. A partir disso, o cirurgião-dentista do poderá decidir como e onde enxertar a região.

Na cirurgia, pinos de titânio são implantados e fixados no próprio osso. Caso não haja uma base óssea suficiente, o procedimento de implante dentário corre o risco de falhar e acabar perdendo todo o trabalho fazendo-se necessário o uso do enxerto ósseo.

Enxerto ósseo

O enxerto ósseo serve para construir a estrutura-base que sustenta os Implantes. Para o procedimento, usa-se biomateriais que são capazes de serem implantados na região para reparar ou até mesmo substituir o tecido ósseo faltante.

Aqui no Atelier Dental nós executamos bioengenharia tecidual, que consiste em coletar o sangue do paciente, selecionar a suas melhores células, como se fossem as “células tronco” e utilizarmos esses plasmas sanguíneos no local do enxerto.

Isto faz com que o paciente tenha uma melhora significativa na reparação do tecido, promovendo então menos edema pós cirúrgico e uma melhor qualidade de enxerto ósseo. 

3. A importância do pós-operatório

Uma das partes que mais definem o resultado de qualidade do implante dentário é o pós-operatório. A taxa de sucesso da cirurgia é de 98%, mas para alcançar esse nível, é preciso que o paciente siga à risca às orientações do Cirurgião-Dentista.

Os cuidados na alimentação:

Logo após a cirurgia, recomenda-se que o paciente faça a ingestão apenas de alimentos com consistência mais líquida e gelada. Nessa etapa, é fundamental manter-se hidratado e evitar alimentos quentes, bebidas alcoólicas e comidas apimentadas, carregadas.

Também é importante começar a alimentação apenas quando a anestesia tiver passado completamente. Isso porque há dormência ou a insensibilidade da região, o paciente pode acabar se mordendo, causando lesões no lábio e nas bochechas sem sentir nada, porém depois de passar o efeito anestésico essas lesões iram incomodar muito.

Pode levar alguns dias até o paciente conseguir voltar a se alimentar normalmente. Por isso, é importante manter uma dieta mais saudável nesse período. Porque com mais energia, nutrientes de uma dieta balanceada, o processo de cicatrização acontece melhor e mais rápido.

Na maioria dos casos, os pacientes conseguem voltar a se alimentar normalmente depois de 7 a 15 dias após a cirurgia.

Higiene bucal pós-implante

Essa é uma das partes mais importantes para o sucesso do implante dentário!!

Manter uma higiene bucal impecável é imprescindível para quem fez Implante Dentário, tanto no pós-operatório quanto nos anos seguintes.

Caso o seu Cirurgião-Dentista prescrever, você pode usar um enxaguante bucal, Periogard é o que receitamos aqui no Atelier Dental.

4. Processo de cicatrização

Esta etapa do implante dentário acontece, na maioria das vezes, com desconforto mínimo. É possível que o Cirurgião-Dentista prefira deixar a gengiva cicatrizar e o Implante Dentário ser incorporado pelo osso antes de colocar a prótese sobre implante.

Esse período da cicatrização da gengiva gira em torno de 21 à 45 dias, depende do seu organismo e do Implante Dentário ser incorporado com o osso, mas pode durar de 4 à 6 meses, variando de paciente para paciente porque cada caso é único, durante esse período é muito importante ter paciência e deixa o seu corpo fazer a parte dele.

Maus hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcóolicas em excesso são terminantemente proibidos. 

No caso do cigarro, por exemplo, as substâncias tóxicas não apenas prejudicam o processo de cicatrização, mas também comprometem a região e aumenta as chances de perda do Implante ao longo do tempo, fora os prejuízos sistêmicos que você desenvolve ao fumar.

Vale reforçar que cada paciente tem um processo de cicatrização e um metabolismo com comportamentos diferentes. Mas os cuidados e as recomendações dadas pelo Cirurgião Dentista são fundamentais. Caso as orientações sejam negligenciadas pelo paciente, os riscos de insucesso aumentam consideravelmente, siga sempre as orientações do seu Cirurgião Dentista.

Medicação

Em todo procedimento de implante dentário são prescritos alguns medicamentos que ajudem no processo de recuperação dos pacientes. E seguir à risca essas orientações são fundamentais para o sucesso do implante!

Também vale mencionar sobre a importância de nunca se automedicar. Dependendo do remédio ingerido, pode acabar comprometendo a cicatrização e colocando em risco toda a cirurgia.

5. Cuidado a longo prazo

Uma coisa que presenciamos muitas vezes ao longo da trajetória profissional são pacientes que chegam na clínica alegando problemas no implante dentário pois acreditavam que não seria mais necessário visitar o dentista.

Após este tipo de procedimento, a rotina de cuidados do paciente deve ser maior do que a que ele tinha com seus dentes permanentes, para que não ocorra o risco de perda dental novamente.

Uma má higiene bucal pode acumular bactérias e causar inflamação. Caso essa inflamação evolua, ela pode comprometer a estrutura óssea que sustenta o implante dentário e, consequentemente, gerar a perda de todo o trabalho feito.

Portanto, não negligencie o cuidado a longo prazo com a higiene bucal e com o implante.

Os 97% de sucesso do implante dentário são a combinação de escolher profissionais de excelência para realizar a cirurgia; e a cooperação do paciente em seguir todas as orientações dadas pelo profissional.

Assim, o antes, o durante e o depois do implante dentário serão de qualidade e sucesso, permitindo que o paciente usufrua de uma vida mais plena e com mais qualidade com a prótese fixa.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato conosco através do Whatsapp!

Texto escrito por Dr. Danilo de Menezes Cavalcanti, Odontopediatra e Clínico Geral CRO-PB 6013