A Odontopediatria é a especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal das gestantes em fase de pré-natal odontológico, neonato (bebês nos primeiros meses de vida), crianças e adolescentes.
O Odontopediatra é considerado um profissional integrado, já que possui os mesmos conhecimentos de um cirurgião dentista, que o qualifica para procedimentos como canais, extrações, restaurações e tratamentos preventivos, associados à especialização em Odontopediatria.
Sabemos que o medo de ir ao dentista é algo que acompanha muitas pessoas desde quando crianças, isto ocorre muitas vezes por experiências traumáticas vividas em procedimentos, gerando uma associação negativa com o “dentista”.
Com a orientação de um Odontopediatra, você tem a possibilidade de acompanhar todo o crescimento, formação dentária e óssea das crianças, garantindo que nenhuma doença silenciosa se instale e se desenvolva ainda nas primeiras fases da vida.
As gestantes em fase de pré-natal, ficam mais propensas a inflamações na gengiva e/ou cárie nos dentes, isso ocorre devido às mudanças na dieta gestacional e o acúmulo do biofilme nos dentes, gengiva e cavidade bucal de uma forma geral.
O Odontopediatra deve orientar quais são os cuidados necessários para a saúde bucal desde gestante, instruindo sobre a melhor forma de higienização, e se necessário, fazendo a profilaxia dos dentes.
Se você está em fase gestacional e pretende tratar de forma preventiva tanto a sua saúde bucal como a do bebê que está por vir, o ideal é que você procure um Odontopediatra ainda durante o período de gestação. Ele irá orientar sobre cuidados básicos necessários para que
O leite materno é a principal fonte de nutrição do bebê nos primeiros anos de vida e possui proteção contra infecções na infância e maloclusões.
Durante a irrupção do primeiro dente do bebê, período que deve ocorrer entre 5 e 7 meses de idade, os pais devem usar escovas específicas e pastas fluoretadas para a higienização dos dentes.
O Odontopediatra utiliza de técnicas da psicologia infantil para diminuir a resistência das crianças aos dentistas, muitas vezes utilizando uma forma lúdica e contextualizada para explicar determinados procedimentos.
Via de regra, as crianças vivem de forma muito mais lúdica e criativa do que os adultos, e muitas vezes criam suas próprias realidades dentro da sua imaginação. Um ambiente descontraído tem a finalidade não só de distrair, mas também de criar uma associação positiva e agradável dentro do consultório odontológico.
Leu este artigo até o fim e não encontrou o que procurava? Remeta uma mensagem e nos ajude a deixar nosso blog ainda mais útil e acessível a todos.
Autor: Dr. Alfredo Alemán Neto, CRO/PB 4620, é implantodontista, protesista e responsável técnico pelo Atelier Dental em João Pessoa e possui mais de 20 anos de experiência, cuidando da prevenção, manutenção e reabilitação da saúde oral e estética.