1 de abril, 2022

Doença Periodontal

“A doença periodontal é uma condição inflamatória das estruturas de proteção e inserção dos dentes, representando uma das causas mais consistentes de perda dentária em adultos e a forma mais prevalente de patologia óssea em humanos”. (Silva T.A, 2007).

Apesar de não ter cura, ela tem tratamento e manutenção de suporte periodontal. A primeira etapa se trata de uma abordagem não cirúrgica conservadora, chamada raspagem e alisamento radicular (R.A.R.).  Usa-se anestesia local, evitando qualquer desconforto. Após a raspagem, a gengiva cicatriza e fixa-se novamente na superfície saudável e limpa dos dentes. Avaliando a cicatrização, o profissional decidirá se é necessário um tratamento cirúrgico adicional.

Caso a doença já esteja mais avançada, e a gengiva não seja capaz de aderir bem ao redor do dente depois da R.A.R, pode significar que seja necessária uma redução cirúrgica da bolsa periodontal ou seja, remoção das áreas contaminadas do osso, em seguida o tecido gengival é reinserido no osso saudável.

Reafirmamos aqui que nem todo o dente amolecido é passível de recuperação depende do grau de comprometimento, da reparação tecidual e condição biológica do paciente.

Após restabelecida a saúde periodontal, teremos raízes dos dentes expostas provocada pela doença periodontal, os enxertos gengivais podem recobri-las, cobrir as raízes expostas, reduzindo a sensibilidade e as protegendo contra a cárie, ao mesmo tempo minimiza nova retração gengival e perda óssea.

O tratamento periodontal é uma mudança de estilo de vida e um compromisso que você deve assumir com você mesmo, tanto no cuidado domiciliar, quanto nas manutenções de suporte periódicas indispensáveis, com o profissional responsável, ou toda problemática da doença sofrerá recidiva.

Dr Alfredo aleman Neto

Cirurgião Dentista CRO PB 4620 protesista e implantodontista

1. Silva, T, A; Garlet, G.P; Fukada, S.Y; Silva, J.S; Cunha, F.Q. Chemokines in Oral Inflammatory Diseases: Apical Periodontitis and Periodontal Disease. J Dent Res. 2007; 86(4): 306-19.