O cuidado com a saúde bucal dos hospitalizados é fundamental para manter a sua alimentação, fala e sorriso. A perda de uma dessas capacidades fisiológicas é frequente e o seu impacto é enorme. Para atuar neste ambiente, o Cirurgião Dentista deve ter habilitação em odontologia hospitalar.
Os pacientes devem ter constante inspeção da boca e estruturas associadas, higienização bucal com escovação, uso adequado do fio dental. Também o uso de técnicas especiais de limpeza dentária e periodontal, uso correto de enxaguatórios para remoção da placa bacteriana bucal e umidificação das mucosas.
Você sabia que muitas infecções podem ser prevenidas através da higiene bucal? Como por exemplo, a pneumonia adquirida no hospital. Dessa forma, a presença dos cirurgiões-dentistas é de grande importância e contribui para melhora clínica do paciente. Afinal, seu objetivo é a promoção da saúde e a recuperação da qualidade de vida dos indivíduos de maneira integral.
Normalmente, procedimentos odontológicos mais complexos, em que a anestesia geral é necessária, são realizados em centros hospitalares. Procedimentos emergenciais, como o traumatismo bucomaxilofacial, e atendimento a pacientes com necessidades especiais também são feitos em ambientes hospitalares.
Implantes dentários ou cirurgias de enxerto ósseo também podem ser feitos durante a internação hospitalar. Por isso, integrar o paciente a todas as possibilidades de tratamento diante de uma equipe multidisciplinar preparada para tratá-lo em sua individualidade, supera as taxas de sucesso na reabilitação do mesmo. Afinal, o objetivo é cuidar e tratar o paciente diante das melhores condições para a sua saúde.
Referência: Scielo Br