Urgência Odontológica
19 de janeiro, 2021

Urgência Odontológica: O que é e como tratar?

À primeira vista, urgência odontológica e emergência odontológica podem parecer iguais, mas por definição, seus conceitos em saúde são diferentes.

• – A Urgência é uma situação crítica, que geralmente causa dor aguda ao acometido e precisa ser resolvida de forma imediata, porém, não oferece risco à vida.
  • – As emergências, também são situações críticas, entretanto, para estes casos, existe o risco iminente à vida.

Geralmente, as urgências odontológicas são provocadas em sua maioria por doenças que afetam a polpa do dente, visto que as camadas mais rígidas e externas já foram comprometidas.

– Estudando a anatomia do dentária, é possível ver que o dente possui uma camada rígida mais externa chamada esmalte, que tem como uma das funções, a proteção dos tecidos mais internos.

– A Dentina é a camada intermediária e tem ligação com a polpa e também serve como uma camada protetiva, absorvendo os impactos causados por desgastes (como o Bruxismo, por exemplo) ou mastigação de alimentos mais rígidos.

– A Polpa é o tecido onde são encontrados os nervos, raízes, fibras e células do tecido conjuntivo. É a camada mais mole e interna, se estendendo da Dentina até a ponta da raiz, inserida na inervação da mandíbula e da maxila.

Os atendimentos em urgências odontológicas podem servir para:

• – Salvar um dente (no caso de avulsão dentária, por exemplo);
  • – Conter um sangramento contínuo de algum tecido;
  • – Aliviar a dor intensa;

Urgências odontológicas mais comuns

• – Cárie Profunda;
  • – Fraturas ocorridas durante a alimentação, desgaste ou trauma;
  • – Pulpite (Inflamação da Polpa dentária);
  • – Doença Periapical (Formada após a necrose da Polpa);
  • – Pericoronarite (Processos infecciosos envolvendo terceiro molares);
  • – Suturas;
  • – Abcessos;

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, a cárie e seus agravos continuam sendo as principais causas das urgências odontológicas.

O que fazer no caso de dor intensa

Como já mencionamos, são vários casos que podem resultar em uma urgência odontológica e você pode ver aqui alguns cuidados básicos que devem ser tomados em caso de dor aguda.

É fundamental que o cirurgião dentista realize um diagnóstico da real causa da dor, somente através de uma avaliação será possível um tratamento mais assertivo.

Onde procurar atendimento em caso de Urgência Odontológica

As urgências odontológicas fazem parte da rede de atenção básica em saúde e podem ser solucionadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos hospitais regionais, na ala de Pronto-Atendimento.

Se você mora em João Pessoa e não conseguiu ser atendido de imediato pelo serviço básico de saúde, você tem a opção de buscar por clínicas odontológicas que oferecem o serviço de urgências odontológicas.

O Atelier Dental fica localizado na Av. Pres. Afonso Pensa, 819 no Bessa e tem funcionamento de 7 às 18 horas, e possui um canal de atendimento 24 horas exclusivo para urgências odontológicas.

Leu este artigo até o fim e não encontrou o que procurava? Remeta uma mensagem e nos ajude a deixar nosso blog ainda mais útil e acessível a todos.

Autor: Dr. Alfredo Alemán Neto, CRO/PB 4620, é implantodontista, protesista e responsável técnico pelo Atelier Dental em João Pessoa e possui mais de 20 anos de experiência, cuidando da prevenção, manutenção e reabilitação da saúde oral e estética.